14/3/2006
Comercialização de milho e trigo terá leilão de PEP no Paraná


Apoio do Mapa – O ministério confirmou a intenção de apoio para comercialização de aproximadamente 430 mil toneladas. No entanto, esse apoio está condicionado à aprovação do Orçamento Geral da União.

Redução de área - No Paraná já existe um indicativo da Secretaria de Agricultura do Estado (Seab) de que a área cultivada sofrerá uma redução, devendo passar dos 1,275 milhão de hectares, para 1,07 milhão de hectares, uma queda da área plantada em 16%. Já os triticultores do Rio Grande do Sul apontam para uma redução de aproximadamente 20% da área a ser cultivada. Paranaense e gaúchos são responsáveis por 90% da produção nacional que em 2005, foi de 4,8 milhões de toneladas de trigo.

Safra 2005 – Sobre as pendências de medidas com relação a última safra (2005), pelo fato de que os preços de mercado estão sendo praticados muito abaixo dos preços mínimos, os representantes dos produtores solicitaram a realização de leilões de compra (PEP – Prêmio de Escoamento Produto e PROP – Opção de Risco Privado), para que seja atendida atual demanda dos produtores.

Leilões de PEP - No dia 16 de março o Governo realizará um leilão de PEP para 110 mil toneladas, sendo que, 50 mil para ao Estado do Paraná, 50 mil para Rio Grande do Sul e 10 mil para Santa Catarina. Para visualizar o edital do leilão clique aqui. Acontecerá mais um leilão nestas mesmas modalidade e quantidade na semana seguinte. Quanto aos leilões de PROP, a sua realização depende de alguns ajustes entre o Governo e a indústria moageira, que se reunirão na próxima semana em São Paulo para tratar o assunto.

Cronograma de venda dos estoques - Em abril será iniciada a venda dos estoques de trigo do Governo, com cronograma definido em acordo com a necessidade da cadeia produtiva, para evitar a depreciação dos preços e a redução da liquidez do mercado. Do total de 1,09 milhão de toneladas estocadas pela Conab, 558 mil toneladas estão no Paraná.

Milho

A Conab fará leilão de PEP de 25 mil toneladas no Paraná no dia 16 de março. A Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) solicitou mais recursos para AGF e PEP para milho. O governo ainda está analisando a possibilidade. Há problemas de armazenagem, já que ainda existem 500 mil toneladas de milho do governo estocado no Paraná. (fonte: FAEP - Assessoria de Comunicação Social)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar