20/10/2009
Bons negócios marcam primeira feira do Pró-Genética no Espírito Santo


A primeira feira de touros do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado), realizada no dia 16 de outubro, em Ecoporanga, refletiu o quanto a demanda por tourinhos melhoradores das raças zebuínas está aquecida no Espírito Santo.

Promovida no Parque de Exposição Nilson Nardacci Figueiredo, a feira conseguiu reunir no local, tanto pequenos e médios criadores interessados em comprar, como também criadores de zebu tradicionais, interessados em vender seus animais. Dos 90 touros zebuínos ofertados no local, foram comercializados 80% deste total, das raças gir, guzerá, tabapuã e nelore.

Através da feira, pequenos e médios produtores puderam adquirir touros com registro geneológico definitivo (inspencionados pela ABCZ), teste de Brucelose e Tuberculose negativo, idade máxima de 42 meses e exame andrológico positivo. A grande vantagem do programa é a oferta de crédito, com juros baixos e carência para pagamento, através de linhas específicas de financiamento feita pelos bancos do Brasil, Banestes, Sicoob e do Nordeste, o que facilita a aquisição por parte dos produtores.

Após a escolha e compra dos animais, os compradores demonstraram satisfação com os produtos adquiridos. "Durante o embarque dos animais era possível ver a satisfação dos criadores em adquirir touros que vão colaborar com a qualidade do rebanho, e consequentemente, com o lucro da propriedade", afirmou Lauro Fraga, chefe do Escritório Regional da ABCZ, em Vitória/ES.

Para os vendedores, a feira também foi positiva. O criador de guzerá, Emerson Soares Júnior, é um exemplo do sucesso. Todos os dezesseis touros ofertados por ele foram comercializados. "Nós não tínhamos noção do quanto o pecuarista estava carente de reprodutores. Acredito que a oferta de touros aliada à oferta de crédito é o que impulsionou as vendas. Sem dúvida, a feira superou minhas expectativas. Quero participar das próximas feiras e oferecer animais ainda melhores", garantiu Emerson.
Outras feiras do Pró-Genética devem acontecer no Estado do Espírito Santo em breve, através da parceria estabelecida entre a ABCZ e o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural), responsável por avaliar as demandas de cada região do estado.

"Esperamos que mais feiras sejam realizadas, pois a demanda é grande, e está aquecida pelas linhas de crédito, a juros baixos, hoje oferecida para os produtores, principalmente aos agricultores familiares", avalia Alice Cristina, chefe do escritório da Incaper. Além dos produtores de Ecoporanga, também participaram da feira do Pró-Genética, produtores dos municípios de João Neiva, Colatina e Vila Pavão.



Fonte: Portal ABCZ

Voltar