19/10/2009
Gado em pé: Missão italiana visita Santa Catarina e compra 3 mil bezerros


O primeiro embarque está previsto para o início de 2010.

As articulações comerciais e institucionais iniciadas em 2006 para Santa Catarina exportar bezerros para a Itália atingiram resultado positivo: uma missão de empresários italianos em visita à Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi 2009) anunciou nesta quarta-feira, 14, em Chapecó, o fechamento de acordo comercial para a compra de 3.000 a 5.000 animais vivos por ano.
Os empresários Fúlvio Fortunati, presidente da União dos Importadores e Exportadores de Carne do sul da Itália (Uniceb), Carlo Siciliani e Saverio Siciliani, de Bari, e Gianluigi Sgarbi, de Monte Carlo, confirmaram o fechamento do acordo. O primeiro embarque está previsto para o início de 2010, através do porto de Imbituba, no litoral catarinense.
A operação envolverá os criadores, o Ministério da Agricultura e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Será construído em Imbituba um centro de condicionamento e quarentenário de animais. A Cidasc acompanhará o carregamento dos animais nos estabelecimentos rurais, o transporte e o alojamento no quarentenário. O Ministério da Agricultura emitirá as guias de exportação. Serão investidos R$ 1,8 milhão na obra de 33 hectares, com recursos do BNDES.
Os terneiros serão alojados com peso entre 100 e 120 kg e permanecerão por 30 a 60 dias antes de serem embarcados em navios rumo à Europa. Na Itália, passarão por período de engorda e serão abatidos com peso entre 400 e 450 kg. Os terneiros serão fornecidos por um grupo de 360 a 400 criadores das regiões do planalto e do oeste catarinense, já selecionados pela Cidasc. Serão aceitos apenas animais de corte de raças européias. O empresário italiano Fúlvio Fortunati também está analisando a compra de terneiros de raças leiteiras européias para produção de vitelo, opção que também interessa muito aos criadores catarinenses.


Fonte: Portal DBO

Voltar