1/10/2009
IBGE: abate de bovinos cresce 5,5% no 2º trimestre ante 1º tri

O abate de bovinos aumentou 5,5% no País no segundo trimestre do ano, ante o trimestre anterior, segundo a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o documento de divulgação, "essa alta quebra uma sequência de quedas sucessivas iniciada no terceiro trimestre de 2008".

Porém, o abate de 6,844 milhões de cabeças de bovinos no segundo trimestre corresponde a uma queda de 10,2% ante o segundo trimestre do ano passado.

Ainda de acordo com o documento de divulgação da pesquisa, "a melhora do desempenho de abate de bovinos pode representar o início de uma reversão de ritmo de baixa que culminou, no trimestre anterior, com o mesmo volume de abate no patamar dos 6,446 milhões de cabeças verificado no primeiro trimestre de 2005".

Os técnicos do instituto destacam que "como vinha ocorrendo durante o primeiro trimestre, grandes frigoríficos ainda estão tendo que equilibrar seus custos à nova realidade, ajustando suas escalas de produção, que trabalham num cenário ainda de baixa, impossibilitando a recuperação das recentes demissões ocorridas no setor".

O levantamento do IBGE também reúne dados sobre o setor externo e mostra que a comercialização externa de carne bovina, no segundo trimestre de 2009, teve aumento de 22,1% em volume e de 31,2% em faturamento (em dólar), quando comparado ao trimestre anterior. "Este resultado foi suavizado pela brusca queda da taxa de câmbio durante o período que variou em seus extremos cerca de 15%. Comparando-se com o segundo trimestre de 2008, observa-se queda de 7,2% no volume comercializado e de 24,2% no faturamento", diz o documento.


Fonte: Portal Abiec

Voltar