22/9/2009
Sustentabilidade e os desafios da pecuária dão o tom das discussões na Abertura da Expoinel 2009

A 38ª edição da Expoinel – Exposição Internacional do Nelore foi aberta oficialmente neste sábado (19) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). No centro de discussões durante a abertura surgiram temas como pecuária sustentável, o código florestal e ambiental e os atuais desafios que permeiam o setor.
A cerimônia começou com um desfile de cavaleiros organizado pela Associação de Comitivas de Uberaba e Região-ACUR. O grupo adentrou o Parque, participou do hasteamento das bandeiras e a execução do hino nacional e, posteriormente, percorreu as ruas da cidade.
Na sequência o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, comentou sobre a importância da Expoinel para o cenário pecuário nacional e das ações desenvolvidas durante o evento “Temos aqui uma mostra do que há de mais avançado na pecuária nacional. Poucos países no mundo são capazes de reunir criadores, profissionais e empresas com a expertise dos que estão aqui reunidos”. Em seguida, José Olavo enfatizou a importância do desenvolvimento de uma pecuária sustentável e que cada vez mais traga benefícios e lucros para o país de modo geral, vencendo os obstáculos e barreiras dos últimos meses. “Quando levantamos bandeiras como a da pecuária sustentável, não significa que estamos querendo catequizar criadores ou pegar uma onda de marketing. Estamos dando voz aos nossos associados e mostrando à sociedade que a imensa maioria dos criadores já compartilha com esse compromisso”, enfatiza.
O presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Vilemondes Garcia, compartilhou da opinião e comentou a injusta responsabilidade de todas as consequências negativas geradas pelo progresso e desenvolvimento urbano, industrial e rural atribuídas à pecuária. “Queremos acreditar que isto está ocorrendo pelo fato da informação chegar distorcida a opinião pública. Sabemos que a realidade é diferente do que tem sido apregoado por ONGs e instituições radicalistas”. Para isso, defendeu um debate de forma prática e objetiva, de forma a transformar a pecuária em oportunidades de mercado. “Pensando nisso, daremos início a um ciclo de palestras sobre pecuária sustentável que irá percorrer 15 estados do país”. Garcia também enfatizou a importância da pecuária para o PIB brasileiro e responsável pela geração de empregos e renda.
Outro ponto levantado pelo presidente da ACNB na abertura da Expoinel foi a discussão em torno do código florestal e ambiental. “Esse assunto tem sido tratado sem a participação dos produtores, restando a nós apenas o ônus desse processo que é de interesse de toda a sociedade”. Segundo ele, é preciso uma mobilização da classe produtora, posicionando-se frente a temas como esse. “Caso contrário, ficaremos a mercê do posicionamento tomado por terceiros”, afirmou. Nessa mesma linha, o deputado federal (DEM-PR), Aberlardo Lupion, defendeu o fortalecimento de entidades e associações que representam os produtores. “Precisamos ser respeitados como devemos e superar todos os limites possíveis. Como muitos colegas deputados que abriram mão de suas verbas em favor das ações dessas entidades que beneficiam a economia, a classe produtora precisa se unir e mostrar sua força”, concluiu.
Juntamente com Lupion, estiveram presentes na abertura da Expoinel 2009 os deputados federais Marcos Montes (DEM-MG), Paulo Piau (PMDB-MG) e Aelton Freitas (PR-MG), além de Secretário de Agricultura de Uberaba, José Humberto Guimarães e de membros da diretoria da ACNB.

Expoinel 2009 - A principal exposição da raça Nelore no Brasil, a 38ª Exposição Internacional do Nelore - Expoinel 2009, acontece de 17 a 27 de setembro, no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG). O evento finaliza o calendário de exposições do Ranking Nacional Nelore e se configura como uma oportunidade ímpar para a interação de todos os agentes da cadeia produtiva da carne bovina, desde os representantes do mercado de genética até o consumidor final. Mais de 1.300 animais passarão pelo Parque Fernando Costa durante a sequência de 12 leilões, shoppings e julgamentos.


Fonte: Portal Nelore

Voltar