15/9/2009
Redução do ICMS ajuda pecuaristas do Mato Grosso

Desde abril, o governo do Mato Grosso reduziu de 7% para 3,5% a alíquota do ICMS referente às operações de saída interestadual de gado em pé para abate, provenientes da região Noroeste do Estado.

Essa medida, segundo levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Agrícola (IMEA), solicitado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), fez aumentar significativamente o número de bovinos abatidos em outros Estados provenientes dessa região.

De acordo com a pesquisa, em janeiro foram abatidos cerca de 1.288 animais fora do Estado. Em julho esse número passou para 6.186 cabeças, alta de 308%

Os frigoríficos instalados em São Paulo, Estado que tem o valor da arroba entre os mais altos do país, constantemente compram animais no Mato Grosso (assim como em outros Estados), a fim de conseguir formar as escalas.

Sendo assim, o estudo revelou que as indústrias paulistas compraram, em julho, cerca de 2.927 cabeças no Mato Grosso, contra 1.585 dos frigoríficos de Minas Gerais e 1.403 das empresas instaladas em Goiás. No entanto, Minas Gerias, teve a maior evolução, saindo de 101 animais provenientes do noroeste do Mato Grosso em janeiro, para os 1.585 em julho.


Fonte: Portal Cultivar

Voltar