15/9/2009
Inpe prevê chuva forte em SC, RS e PR

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, enviou nesta terça-feira (15/09) aviso meteorológico especial para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há chances de ocorrência de chuva forte localizada no extremo noroeste gaúcho e no extremo oeste catarinense, assim como no sudoeste do Paraná.
Essas pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios, vento forte e granizo. Há maior chance de ocorrerem à tarde e à noite. Nesta segunda-feira (14/09) à noite, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul incluiu os municípios de Ronda Alta e São Jerônimo na lista de cidades em situação de emergência, elevando para 13 o total.
No Paraná, três municípios decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o estado na semana passada: Santo Antonio do Sudoeste, Prudentópolis e General Carneiro. De acordo com a Defesa Civil, os temporais atingiram 58 cidades em todo o Paraná e afetaram e pelo menos 2,5 mil pessoas.
O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, deve vistoriar nesta terça-feira as regiões do Sul mais atingidas e anunciar a liberação imediata dos recursos solicitados pelo governo gaúcho para a reconstrução de cerca de 70 moradias que foram totalmente destruídas.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, os rios começam a baixar, mas há alagamentos em muitas cidades. Quatro estradas ainda têm trechos bloqueados pelo aumento do nível dos rios.


Fonte: Revista Globo Rural

Voltar