14/9/2009
Carne bovina: Goiás pode exportar para a China

A liberação foi garantida à comitiva goiana nesta quinta-feira, 10, no Ministério da Quarentena, em Pequim.

Em pouco tempo, Goiás terá a autorização sanitária para exportar carne bovina para a China, informa a secretaria de comunicação estadual. A liberação foi garantida nesta quinta-feira, 10 de setembro, após reunião com a comitiva goiana no Ministério da Quarentena, em Pequim. O governador Alcides Rodrigues e parte da comitiva foram recebidos no órgão pelo diretor do Departamento de Importação, Exportação e Segurança Alimentar, Li Chunfeng. A missão goiana cumpre programação de negócios na China entre 7 a 12 de setembro.
Segundo o secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, a exportação da carne bovina de Goiás para a China ainda não era autorizada devido a um mal entendido. "Eles acreditavam que Goiás ainda não estava na zona livre da aftosa, sendo que esse problema foi superado há 10 anos". Desfeito o mal entendido com a apresentação de documentos que comprovem a saúde do gado goiano, o diretor do órgão se colocou à disposição para a liberação da autorização necessária.
O governador Alcides Rodrigues definiu a reunião como a mais importante dessa missão até o momento. "Abrimos oportunidades não só para Goiás, como para o Brasil de um modo geral", resumiu. Alcides comentou que mesmo de forma não oficial, muitos empresários e representantes do governo chinês já visitaram o Estado para verificar as potencialidades e infra-estrutura da região.


Fonte: Portal DBO

Voltar