10/9/2009
Carnes: Debate entre Produtores e Frigoríficos é destaque na 2ª INTERCONF

Presidentes e CEOs dos maiores grupos frigoríficos do País:
Minerva, Mataboi, Bertin, JBS Friboi, Marfrig S.A e BR Foods (Sadia Perdigão), já confirmaram participação na "Mesa-Redonda" sobre a atual situação da agroindústria frigorífica brasileira", marcada para 2a Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), dia 16 de setembro, às 16h30, em Goiânia (GO).

Participam do debate, pecuaristas e representantes de todos os segmentos ligados ao agronegócio da carne bovina no Brasil, Argentina, Austrália, EUA e África do Sul, além de toda a diretoria da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon).

Segundo Ricardo de Castro Merola, presidente da Assocon, entidade
organizadora da Interconf 2009, os participantes terão oportunidade única de saber o que pensam os frigoríficos a respeito da atual situação do setor e questões polêmicas como formas de pagamento e preços do boi gordo, além de poder interagir com a mesa, formulando perguntas sobre a cadeia produtiva da carne bovina. A conversa será mediada pelo jornalista Alexandre Garcia.

Com foco voltado para os aspectos práticos do sistema de pecuária de corte intensiva em confinamento, a 2a Interconf, maior evento de âmbito internacional para profissionais ligados à cadeia de produção da carne bovina no Brasil, debaterá temas ligados o agronegócio e sustentabilidade, legislação e gestão financeira do confinamento.

O evento está programado para os dias 15, 16, 17 de setembro, em Goiânia (GO). O sucesso alcançado na primeira edição que reuniu, durante três dias, público superior a 1.100 profissionais dos mais diferentes elos da cadeia do agronegócio da carne é atualmente o principal desafio imposto aos profissionais envolvidos na organização da Interconf. o Estado de Goiás, que concentra um terço do confinamento de gado do País (1 milhão de cabeças), mais uma vez foi escolhido para ser sede da Interconf.

A escolha é estratégica pelo fato do estado ter a maior concentração de confinamentos em operação no País (518), e ainda concentrar uma enorme quantidade de fazendas produtoras de grãos que geram matérias-primas indispensáveis para a prática do confinamento.

Com pouco mais de dois anos de trabalho, a entidade presidida pelo
pecuarista Ricardo Merola conta com 47 associados, espalhados pelos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, responsáveis por 25% do confinamento de gado no País. A entidade oferece diversos serviços aos seus parceiros, como o acompanhamento de abate, ação efetiva e importante da Assocon, assim como a implantação do Programa de Qualidade Assegurada Assocon (PQA), primeiro programa criado pela iniciativa privada e aceito pelo mercado, com bonificação ao confinador na venda do gado aos rigoríficos; Programa de Validação de Fornecedores (PVF), rede de
fornecedores de insumos e efquipamentos voltados à agropecuária; Guia de Fornecedores Assocon, central de vendas e relacionamento na internet, todas as ferramentas que integram o pacote de produtos e serviços da Assocon ao associado


Fonte: Safras

Voltar