26/8/2009
Tecnocarne aposta em mercado de carne de peixes

Intenção é aumentar o consumo de pescado no Brasil

Começou nessa terça, dia 25, em São Paulo, a nona edição da Tecnocarne, a maior feira de tecnologia para a indústria da carne da América Latina. Além de gerar negócios para o setor, outra meta do evento este ano é ampliar o mercado brasileiro de carne de peixe. Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura participaram da cerimônia de abertura.
A indústria de alimentos vista através da tecnologia: é a Tecnocarne. Cerca de 650 expositores mostram o que há de mais novo em equipamentos para processar, embalar e refrigerar todos os tipos de carnes. Além de um modelo novo de açougue, onde o consumidor pode encontrar produtos para uma refeição completa, inclusive carne pronta e temperada, a edição de 2009 decidiu apostar também em um mercado bem menos visado que o da carne bovina: o de pescados.
Dar destaque à carne de peixe na feira é mais uma estratégia para atingir um objetivo maior: ampliar o consumo de pescado no Brasil. O brasileiro consome em média 7 kg de carne de peixe por ano, enquanto o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, seriam 12 kg. Para isso, é fundamental aumentar a produção doméstica, e essa é uma maneira sustentável de fazer atingir essa meta.
Apesar de ter uma das maiores costas marítimas do mundo, o Brasil produz pouco mais de um milhão de toneladas de peixe por ano e compra de outros países o equivalente a mais de um quinto dessa produção. Incentivar o uso de técnicas como essa para ampliar a produção nacional e baixar o custo do pescado ao consumidor, é uma das metas do Ministério da Pesca e Aquicultura.
A Tecnocarne deve receber 25 mil visitantes até quinta, dia 27. A expectativa é que a feira gere R$ 500 milhões em negócios para os próximos 12 meses


Fonte: Canal Rural

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