25/8/2009
Preço da arroba do boi em São Paulo prejudica comercialização no Centro-Oeste

Maior oferta no mercado interno e redução das exportações são os principais fatores, aponta a Coin Valores
A diferença entre o valor da arroba do boi no Estado de São Paulo, representada pelo indicador Esalq, e das demais regiões produtoras do país está acima da média no mês de agosto. De acordo com o consultor Marcelo Gumiero, da Coin Valores, o diferencial de base, como é conhecido, está afetando os produtores da região Centro-Oeste que ficam com o preço menos competitivo e não tem pra quem vender.
Os preços são influenciados pela maior oferta de boi no mercado interno. Esse cenário se agravou especialmente com a forte redução das exportações brasileiras nos últimos dois anos. Segundo a consultoria, os Estados Unidos reduziram as importações e restaram os consumidores de menor valor agregado.
A redução do volume exportado foi de 13% nos primeiros sete meses de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. Quando comparado com 2007, a redução é ainda maior, chegando a 33% nos embarques totais para o mesmo período analisado.
Apesar disso, o consumo no mercado interno acabou compensando parte das perdas, e houve um desequilíbrio entre as regiões.
No Centro-Oeste estão localizadas boa parte das plantas de frigoríficos que deixaram de operar no auge da crise. Com isso, a oferta ficou maior fazendo com que os preços ficassem ainda menos competitivos se comparados ao Estado de São Paulo.


Fonte: Canal Rural

Voltar