24/8/2009
Governo alerta sobre risco da nova gripe em feiras agropecuárias

Medida quer prevenir a transmissão do vírus H1N1 de pessoas para suínos
Letícia Luvison | Brasília (DF)Atualizada em 14/08/2009 às 11h48min
O Ministério da Agricultura está recomendando aos produtores que não levem suínos às feiras de agronegócio. A medida tem o objetivo de prevenir a transmissão do vírus H1N1 de pessoas para os animais.
As feiras de agronegócio costumam reunir um grande número de pessoas. Com a propagação acelerada da nova gripe, as autoridades estão em alerta para evitar que a doença também seja um risco para a produção de suínos Já foram registrados casos de transmissão de pessoas para os animais no Canadá e na Argentina.
Apesar de não haver proibição, no caso do Rio Grande do Sul, Estado fortemente afetado pela doença, o Ministério da Agricultura pediu aos criadores que não levem os animais à Expointer, que ocorre em Esteio (RS) de 29 de agosto e seis de setembro. A recomendação vale também para outras regiões do país.
– Assim como é incorreto relacionar essa gripe A H1N1 com o nome popularmente conhecido, vinculando ela ao suíno, também é incorreto que se quebre essa barreira de biosseguridade expondo os animais à aglomeração e exposição, tais como a Expointer, que reúne em torno de 500 mil pessoas – afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz.
Para a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), as técnicas modernas de produção já determinam cuidados especiais no manejo dos rebanhos.
– Nesse sentido, a medida de não participar de aglomerações é fundamentalmente uma recomendação de natureza sanitária. É uma exigência da suinocultura moderna – diz o conselheiro da ABCS, Rubens Valentini.
Nesta sexta-feira, produtores de suínos e representantes dos governos estadual e federal se reúnem em Porto Alegre (RS) para definir se os criadores devem ou não levar os animais a Esteio.


Fonte: Canal Rural

Voltar