31/7/2009
Crise bovina: supermercados vão cobrar certificação para carne

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) deve anunciar em até 90 dias os detalhes de seu programa de certificação de produção responsável da cadeia da carne bovina. A expectativa do presidente da entidade, Sussumo Honda, é de que, num primeiro momento, as 50 maiores redes do Brasil integrem o programa de certificação da Abras. Em setembro, quando a Abras realizará sua convenção nacional com os 200 maiores supermercados do País, a entidade detalhará para os associados o programa e pretende conseguir a adesão de mais empresas.

O desenvolvimento do programa e a certificação serão feitos pela SGS Certificadora, que dentro de 60 dias apresentará os critérios e princípios do programa. Após isso, num prazo de 30 dias, a certificadora fará as primeiras análises-piloto de frigoríficos e supermercados. "A ideia foi criar um sistema único ao invés de auditorias independentes que algumas redes varejistas chegaram a propor", disse Rosemary França Vianna, diretora da SGS.

O projeto ainda está em desenvolvimento, mas Rosemary disse que alguns princípios básicos já estão determinados e serão exigidos dos fornecedores, como o cumprimento da legislação ambiental e trabalhista e a garantia de que não estão envolvidos em processos de grilagem de terras e indígenas. Segundo Rosemary, o programa prevê três etapas.
A primeira é a certificação dos supermercados, que se comprometem a não comprar de fornecedores que não cumpram os princípios do programa. A segunda é a certificação dos próprios frigoríficos, que não comprariam de fazendas que estejam na lista de restrições dos ministérios do Meio Ambiente e Trabalho. "E na terceira etapa pretendemos buscar a certificação das fazendas, exigindo o cumprimento da legislação vigente", afirma Rosemary.



Fonte: Portal Feed & Food

Voltar