3/7/2009
Carne é o último produto a ser cortado em tempos de crise

Uma pesquisa realizada pela consultoria Boston Consulting Group, divulgada pelo jornal Valor, apontou as últimas categorias que entrariam na lista de contenção de despesas mediante um cenário difícil em termos econômicos. A pesquisa foi feita com 21,8 mil consumidores de 13 países.




Segundo a pesquisa, para as classes A, B e C1, 41% dos entrevistados disseram que as carnes frescas seriam os últimos produtos a serem cortados mediante um cenário econômico ruim ou incerto. Já para as classes C2, D e E, cerca de 51% alegaram que as carnes frescas seriam os últimos produtos que seriam cortados. Veja que, qualquer que seja a classe social, as carnes sempre são os últimos produtos a pularem fora das listas de compra (vale destacar que a opção pelo tipo de carne provavelmente sofre influência direta dos preços em momentos de renda mais curta).



Depois das carnes, frutas e vegetais, assim como arroz, feijão e enlatados perfazem o grupo de produtos que seriam cortados por último em caso de renda menor.



Na maioria dos países o consumo deve registrar um leve crescimento ou ficar próximo ao de 2008. Além do mais, boa parte dos analistas acredita que 2009 será o ano mais afetado pela crise e que em 2010 a economia munidal deve começar a se recuperar.



Portanto, é bem provável que, se o consumo não cair em 2009, dificilmente cairá em 2010. A demanda por proteínas de maneira geral se manterá firme.



Fonte: Grupo Cultivar

Voltar