3/10/2005
Nova Odessa: IZ e a CATI na 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nova Odessa/SP - O Instituto de Zootecnia (IZ) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participam, de 03 a 07 de outubro, em Nova Odessa ,da 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Sob o tema, “Brasil, Olha a sua Água”, o evento, organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, abordará a adoção de práticas de conservação e a utilização racional de recursos em todo o país.


Segundo os organizadores, o objetivo da Semana é contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados dos projetos, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas bem como as suas aplicações.


Em Nova Odessa, pesquisadores do IZ e técnicos da CATI recebem alunos do ensino fundamental, médio e superior e tratam da importância da água para a fauna, a flora e a atividade agropecuária, bem como os projetos adotados pelo Estado de São Paulo para a conservação dos recursos naturais.


De acordo com a pesquisadora do IZ, Daina Gutmanis, responsável pela coordenação da Semana no município, os participantes do evento serão recebidos no Instituto e percorrerão todo o curso de um ribeirão, com paradas e explicações sobre a utilização da água no desenvolvimento agropecuário. "Outro importante atrativo do evento é maquete viva de uma microbacia, preparada pela CATI, para que crianças e adultos vejam a importância das matas ciliares, curvas de nível, proteções às nascentes", salienta a pesquisadora.


O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é uma das estratégias propostas pelo Governo do Estado de São Paulo para propiciar o aumento do bem-estar das populações rurais, através da implantação de sistemas de produção agropecuária que garantam melhoria nos níveis de renda, maior produtividade e a recuperação de áreas degradadas, bem como a preservação da qualidade e da quantidade das águas. Com a implantação da microbacias, os problemas de degradação de recursos naturais são enfrentados de forma global e integrada, assim, a erosão presente na maioria das propriedades agrícolas, é controlada de forma conjunta, o que garante a conservação do solo e também de seu potencial produtivo. Além disso, os sistemas de produção implantados reduzem o uso de agrotóxicos, o que diminui os riscos de poluição dos recursos naturais a contaminação de alimentos e a intoxicação dos agricultores.


Além das visitas e do acompanhamento técnico, a Secretaria realizará, na sexta-feira (07/10) às 19 horas, o Seminário "As águas de Nova Odessa: Situação Atual e Perspectivas", com a participação de técnicos e especialistas.


A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia de Nova Odessa está disponível no www.iz.sp.gov.br


Informações (19) 3466-9400.


Fonte: SAA/SP

Voltar