24/6/2009
Bois vão ser monitorados via satélite

Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou ontem que o projeto sobre rastreabilidade bovina vem sendo debatido há seis meses e que o monitoramento por satélite deve estar pronto em 60 ou 90 dias. ‘‘Acredito que o projeto já esteja instalado antes do final do ano’’, afirmou ao sair de audiência pública na Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Com isso, na avaliação do ministro, a pecuária já deverá contar com desmatamento zero a partir do próximo ano.

Durante o evento Stephanes havia afirmado que, no âmbito da agricultura, apenas a pecuária poderia levar a culpa do desmatamento. ‘‘E só o Ministério tem instrumento para levar isso a zero’’, argumentou, acrescentando que por esse motivo pediu que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizasse a fundamentação para o projeto de monitoramento. ‘‘Não vou divulgar o projeto agora, mas está praticamente pronto. Podemos adotar o instrumento para evitar o desmatamento com o avanço da pecuária.’’

De acordo com ele, com o uso do monitoramento, o gado que estiver numa área desmatada ilegalmente não receberá a guia de trânsito eletrônica, obrigatória no momento da entrega no frigorífico, e tampouco receberá autorização do Ministério para exportação. ‘‘E estes são os dois fins do gado’’, disse.



Fonte: Portal Agrolink

Voltar