24/6/2009
UE: exportações brasileiras se recuperam lentamente

Dados da balança comercial divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram uma tímida recuperação nas exportações de carne bovina in natura no início de 2009. Mas os resultados registrados até maio passado ainda estão abaixo dos vistos em 2007, ano em que o bloco ainda não impunha restrição ao produto brasileiro.

No ritmo atual, dificilmente, o Brasil conseguirá retomar os volumes que vendeu à UE em 2007 - 504 mil toneladas (equivalente-carcaça). Até maio, foram 100,9 mil toneladas, 25% a menos que em igual intervalo de 2008.

Lista de fazendas habilitadas cresce em ritmo lento

Prossegue o credenciamento de fazendas aptas ao fornecimento de animais para exportação de carne para o bloco econômico.

Na semana passada, o número de propriedades habilitadas pelos europeus aumentou de 1.077 para 1.154 no país.

Até agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera receber da União Europeia o relatório final da inspeção feita em sete estados brasileiros entre janeiro e fevereiro deste ano. O documento deve conter a avaliação das medidas de correção de falhas enviadas na semana passada aos europeus.



Fonte: Beef Point

Voltar