22/6/2009
Pecuária de corte: Simpósio divulga boi orgânico durante cavalgada no Pantanal

A Embrapa Pantanal é uma das patrocinadoras do evento.



Ampliar a produção de carne orgânica no Pantanal e profissionalizar a cadeia da pecuária orgânica brasileira são os objetivos principais do "1º Simpósio de Pecuária Orgânica", que acontece nos dias 24 e 25 de julho, na fazenda Rancharia, no Pantanal da Nhecolândia. O evento será simultâneo à "4ª Cavalgada no Pantanal", organizada pela ACCP (Associação dos Criadores de Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso do Sul) e pela ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica). A cavalgada começa dia 23, com a chegada e acomodação dos participantes, e termina no dia 26, com a entrega do certificado de "Amigo do Pantanal".

O simpósio terá três palestras. A primeira, sobre "Cadeia produtiva da carne orgânica" será realizada pelo professor Antônio Márcio Buainain, da Unicamp, no dia 24. No mesmo dia, às 18h, a professora Silvia Caleman, da USP, fala sobre "Organização de Cadeia de Valor para Pecuária Orgânica no Pantanal". A terceira palestra será do pesquisador André Steffens Moraes, da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). Ele trabalha com socioeconomia e vai abordar o "Mercado de Carne Orgânica" no dia 25.

André Steffens explica que o Mercado Comum Europeu e os Estados Unidos consomem 90% da carne orgânica produzida no mundo. O Brasil ainda tem uma oferta pequena, os processos de certificação estão começando e o produto final custa entre 7% e 10% a mais em relação à carne convencional. No Pantanal, berço da pecuária orgânica no país, a produção orgânica começou em 2001, com a criação da ABPO. O Mato Grosso também tem uma associação semelhante, a Aspranor (Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos).




Fonte: Portal DBO

Voltar