12/6/2009
Comércio exterior: Brasil pode trocar carne bovina por fertilizantes com a Indonésia

O país asiático é um dos maiores produtores de minerais do mundo.



O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal (Capadr), deputado Fábio Souto (DEM/BA), recebeu na tarde desta terça-feira, 9, a visita de uma comitiva de 12 parlamentares da Indonésia, liderada pelo embaixador daquele país no Brasil, Bali Moniaga. A reunião serviu para estreitar os laços entre as duas nações e tentar criar uma linha de intercâmbio de produtos brasileiros e asiáticos.

Fábio Souto apresentou dados sobre a produção de carne e soja brasileira e destacou o interesse em fertilizantes, já que o Brasil importa cerca de 60% dos produtos usados para fabricação de adubos. Por outro lado, os asiáticos informaram que precisam de 3,5 milhões de toneladas de soja por ano e produzem apenas 600 mil toneladas do grão. O interesse também se expande para o setor de carne bovina, já que a Indonésia possui apenas dois milhões de cabeças de gado em todo o território e tem uma necessidade doméstica de 700 mil por ano.

A possibilidade de importar fertilizantes em um sistema de intercâmbio compensatório para o Brasil anima o parlamentar. De acordo com o deputado, o monopólio existente no País de poucas multinacionais que comandam o mercado dos adubos pode ter fim com a parceria. "É preciso agora realizar um trabalho entre os dois governos para oficializar o negócio o quanto antes", destacou. As informações são da Capadr.



Fonte: Portal DBO

Voltar