10/3/2006
Turra lança livro projetando cenários para o agronegócio

publicação analisa o agronegócio sob a ótica do consumidor, inserindo os mais variados produtos que nascem na lavoura e que alcançam praças em todos os cinco continentes”, resume Turra. “Entendemos que a atualidade está repleta de entraves no campo da política agrícola, especialmente dos países desenvolvidos, o que prejudica em muito o livre comércio no âmbito do setor primário”, acrescenta Starosta. A metodologia que originou o livro é voltada para a identificação do que cada continente e cada país irá consumir de produtos alimentares dos dias atuais até 2025. Para tanto, foi feita ampla pesquisa na base de dados da FAO, montando séries históricas a partir de 1961 e usando a experiência do passado para identificar as tendências futuras.

Depois de analisar o mapa produtivo do Brasil no capítulo da América do Sul, os autores contemplam a paisagem produtiva nacional de forma separada e específica. “É uma viagem pormenorizada dos grãos, das culturas e dos tipos de carne que será de grande utilidade para o roteiro de investimentos para produtores e segmentos que compõem o agronegócio”, destaca Turra. O ex-ministro da Agricultura entende que esse capítulo consolida todas as mercadorias citadas no decorrer da publicação, avaliando as possibilidades do posicionamento comercial brasileiro em termos globais, diante dos cenários desenhados.

Starosta chama a atenção para a metodologia de projeção utilizada que considera como padrão básico de previsão as tendências identificadas nas últimas quatro décadas, na maioria dos casos. “No entanto, especialmente no que se refere à dinâmica populacional, não foram raras as situações em que ajustes se tornaram necessários para considerar o efeito de quebra inercial a partir de fatores exógenos, como políticas públicas para controle de natalidade e impacto de guerras”, explica. (fonte: Gabinete Dep. Fed. Turra - Ass. Imprensa)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar