8/6/2009
Gado em pé: Governador do MS admite reduzir ICMS ao invés de importar bois

A intenção do governo era importar 10 mil animais do Paraguai.



O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), admitiu nesta sexta, 5, a possibilidade de voltar atrás quanto às importações de bovinos do Paraguai e, ao invés disso, conceder redução de impostos para viabilizar os abates no Marfrig de Porto Murtinho, município localizado na região de fronteira.

Durante evento relacionado ao Dia do Meio Ambiente, no Parque Estadual do Prosa, André determinou um estudo sobre a importação de gado paraguaio. Ele disse ao "Campo Grande News" que se houver risco para a pecuária estadual não permitirá a compra. Uma alternativa admitida é a redução de impostos, mas somente na região de Porto Murtinho, para assegurar os 500 empregos na planta do município.

Além da questão sanitária, os pecuaristas de Mato Grosso do Sul reclamam que a compra de animais do País vizinho poderia prejudicar o mercado local justamente no momento em que o valor da arroba está se recuperando. Isso porque o custo de produção no País vizinho é 50% menor, principalmente em função da carga tributária reduzida.


Fonte: Portal DBO

Voltar