3/6/2009
Sanidade: OIE confirma status das zonas livres de febre aftosa do Brasil

A 77ª Sessão Geral do Comitê Internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aconteceu na semana passada, em Paris.



A OIE confirmou o status das zonas livres de febre aftosa do Brasil com e sem vacinação. A decisão foi mantida com base nos relatórios fornecidos pelo governo brasileiro. Em 2007, o estado de Santa Catarina foi reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação. Naquele mesmo ano, a região Centro-Sul também obteve reconhecimento da OIE, como área livre de aftosa com vacinação.

Em maio do ano passado, mais 11 unidades da federação retomaram o reconhecimento, vigente até 2005, como áreas livres da doença com vacinação: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

No encontro realizado na França, o Código Sanitário da OIE sofreu mudanças em diversos capítulos, incluindo os que tratam da Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), febre aftosa, influenza aviária, peste suína clássica, peste bovina, tuberculose, brucelose, salmoneloses, doença da língua azul e bem-estar animal. "As alterações do Código ocorrem todos os anos com o intuito de mantê-lo atualizado, em face de novos desafios e descobertas na área da saúde animal", explica o diretor de Programa da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Jorge Caetano Júnior. As informações são do Mapa.


Fonte: Portal DBO

Voltar