25/5/2009
Embrapa aposta em projeto em prol da carne de qualidade

Em busca da carne de qualidade, surge um projeto que pretende aliar quatro centros de pesquisa. O projeto BifeQuali, apresentado à comunidade durante Workshop, atende as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.




O projeto é viabilizado, através da parceria entre Embrapa Gado de Corte, Embrapa Meio Norte, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Pecuária Sul - unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa. O evento foi realizado na sede e nos campos experimentais da Pecuária Sul, em Bagé/RS.



O encontro disponibilizou estudos sobre estratégias genéticas para a produção de carne de qualidade aplicados nas quatro regiões brasileiras. Atributos como maciez, aroma, cor e sabor foram debatidos durante os três dias da atividade. O pesquisador Fernando Flores Cardoso, responsável pelas ações do projeto na região Sul, explica que o dia de campo, promovido na última-terça-feira, 19 de maio, bem como as demais atividades do evento, apresentaram o que há de resultados concretos nesta área, e, ainda, novas linhas de ação que vinculem a qualidade da carne às particularidades dos ambientes de criação e sistemas alimentares adotados em cada região.



A idéia, segundo o pesquisador, é buscar, através do melhoramento genético (seleção e cruzamento), animais adaptáveis a esta região e que atendam, ainda, não só uma demanda do mercado, mas o consumidor final. “É fundamental termos animais adaptados ao nosso ecossistema, e não alterá-lo para que sirva às condições do animal não adaptado”, defende Fernando.



Na região Sul, o projeto compreende as raças Hereford e Angus, raças britânicas utilizadas para obter uma carne de qualidade, além das raças Nelore e Caracu em busca da rusticidade, adaptação e heterose, características fundamentais para a produção em ambientes menos favoráveis.



Fonte: Grupo Cultivar

Voltar