9/3/2006
Coonai: 65 anos de tradição no setor lácteo


A década de 70 foi marcada por franca expansão do setor e conseqüentemente da Coonai, que incorporou outras cooperativas, implantando novos serviços, lançando novos produtos e ampliando o patrimônio. Em 1984, possuía cerca de 650 funcionários, 3.850 cooperados distribuídos em 52 municípios, recebendo diariamente cerca de 270 mil litros de leite, colocados no mercado sob as marcas Nilza, Dollar e Alpha, participando ainda da marca Paulista, da CCL (Cooperativa Central de Laticínios), com os produtos: leite pasteurizado, queijos, requeijões, cremes de leite, manteigas e lactose, além de café torrado e moído.

A união da Coonai com outras três cooperativas_ Casmil - Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro de Passos/MG; Coopercarmo - Cooperativa Agropecuária de Carmo do Rio Claro/MG e pela Coasa – Cooperativa de Sacramento/MG, em agosto de 2001, deu origem à Central Leite Nilza, criada no modelo de cooperativa de segundo grau. Em maio de 2003 abriu parte de seu capital e incorporou a Cooperativa de Sacramento (Coasa). No segundo semestre de 2003, mais duas cooperativas passaram a fazer parte do grupo: a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Iturama (Capril) e a Cooperativa de Laticínios de Piumhi (Cooperlat), tornando-se a Leite Nilza uma das mais potentes indústrias de laticínio do interior do Estado de São Paulo.

Em janeiro de 2004, a empresa agregou uma nova associada: a Cooperativa Regional Agropecuária do Circuito de Queijo e das Montanhas (Coopraq), de Andrelândia (MG). Juntas, as sete associados chegaram a produzir a média de 1 milhão de litros industrializados por dia, com 8.000 cooperados e 360 funcionários, com unidades industriais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A marca garantiu o primeiro lugar em vendas na categoria leite longa vida no primeiro semestre de 2003, no interior do Estado de São Paulo, conforme pesquisa do Ibope

Em 2004, a Central adotou um processo de recuperação financeira, que se fez necessário após a grave crise pela qual atravessou o setor lácteo. A Central Leite Nilza passou, então, a ser composta apenas pela Coonai e pela Cooperlat (Cooperativa de Laticínios de Piumhi/MG). Esse processo levou a organização a um reposicionamento no mercado. Em dezembro de 2005, a Central deixou de existir. A marca Nilza e o parque industrial, localizado na Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto, foram vendidos para uma empresa particular.

Com a venda da marca Nilza, a Coonai voltou às suas origens. Atualmente conta com 1.200 cooperados, distribuídos em 51 municípios de São Paulo e Minas Gerais. A captação diária de leite da cooperativa fica em torno de 100 mil litros, que são destinados à fabricação de leite pasteurizado, leite pasteurizado tipo B, leite Longa Vida Integral e Desnatado e leite cru refrigerado (vendido para o novo comprador da Nilza e outras empresas do setor).

Em março, está previsto o lançamento oficial no mercado de Bebida Láctea sabor morango, em embalagem de um litro. Até o final de 2006, novos produtos devem ser lançados com a marca Coonai, entre eles manteiga e queijo parmesão. A cooperativa continua beneficiando e disponibilizando no mercado duas marcas de café torrado e moído, a Larezza e a própria marca Coonai.

A longa história da Coonai inclui o pioneirismo nacional na granelização da coleta de leite junto aos produtores. Os testes para a implementação deste processo tiveram início em 1997 e em 2000, 100% da coleta já estava sendo feita a granel. Para viabilizar esta modernização, a cooperativa financiou o maquinário necessário para os produtores mecanizarem a ordenha e os tanques de expansão para armazenarem o leite acumulado. As principais vantagens deste tipo de coleta são a maior qualidade do produto, redução de custos e melhoria da qualidade de vida do produtor. “A coleta com latão já é praticamente inexistente em nossa região, não se justifica mais, sendo que um caminhão-tanque consegue transportar 22 mil litros/dia de uma só vez com garantia total da qualidade do produto”, explica Eduardo Lopes de Freitas, presidente da cooperativa.

A Coonai ainda oferece assistência técnica e outros benefícios a seus cooperados como seguro de vida, convênio médico, fábrica de ração, que entrega nas propriedades a preços abaixo do mercado e lojas que vendem produtos necessários para a pecuária. Atualmente as lojas gerenciadas pela Coonai ficam em Patrocínio Paulista, Itirapuã e na indústria, localizada em Brodowski. Outras 12 lojas espalhadas por municípios na região da Alta Mogiana foram terceirizadas, mas mantêm condições especiais aos cooperados Coonai. (fonte: Outras Palavras)


Fonte: Clube do Fazendeiro

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