12/5/2009
Pecuaristas discutem como receber dívidas

Cerca de 80 pecuaristas se reuniram, ontem, na sede do Sindicato Rural de Rio Verde, para discutir o que fazer para recuperar créditos junto a frigoríficos em recuperação judicial. O presidente da Comissão da Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Mozart Carvalho, afirma que mais do que receber as dívidas, o setor está interessado em discutir um novo patamar de relacionamento com a indústria da carne no Estado.

Hoje, o encontro de pecuaristas será na cidade de Goiás, onde o frigorífico Estrela também aguarda decisão da Justiça sobre seu pedido de recuperação judicial. Muitos produtores defendem ações mais incisivas de simplesmente fecharem as entradas dos frigoríficos em recuperação judicial para que não retomem a atividade de abate enquanto não quitarem os débitos com o segmento.

Como coordenadora do movimento, a Faeg tem procurado evitar a radicalização, até para não perder a simpatia da opinião pública. “Aqui em Rio Verde, conseguimos, por consenso, que, ao invés de bloquear os estabelecimentos, vamos fazer uma ampla campanha para que os pecuaristas não vendam gado a frigoríficos que tenham dívidas para com o segmento.”

Segundo o dirigente da Faeg, há uma indignação generalizada dos pecuaristas com as incertezas quanto ao recebimento dos créditos. Ele diz que, no caso do Frigorífico Margen, de Rio Verde, a unidade já retomou o abate, mas em absoluto silêncio em relação ao pagamento dos produtores.


Fonte: Portal Agrolink

Voltar