11/5/2009
Seca afeta as pastagens e os rebanhos gaúchos

As condições meteorológicas na última semana foram extremamente severas no Rio Grande do Sul. As precipitações em todas as regiões do Estado foram historicamente inferiores à média, afetando o desenvolvimento das pastagens perenes nativas e anuais de verão, informou o relatório semanal divulgado pela Emater.

Como consequência, o rebanho de bovinos já apresenta baixo incremento de peso corporal que, em função da baixa disponibilidade de alimentos e da chegada das estações mais frias do ano (outono/inverno), poderá agravar-se rapidamente.

Os produtores de leite de todas as regiões do Rio Grande do Sul estão amargando fortes perdas na produção e aumentos dos custos. A redução da produção de leite na maioria das regiões do estado já supera os 30% e agrava-se a situação, principalmente na região norte, onde algumas microrregiões apresentam redução da produção de leite de até 60%, como nos municípios de Tenente Portela e Três Passos.

Além disso, o milho da safrinha está sendo fornecido diretamente aos animais, assim como farelos, silagem e rações industrializadas, fato que aumenta os custos de produção causando mais prejuízos para os agricultores.


Fonte: Globo Rural

Voltar