30/4/2009
Gripe suína preocupa Expozebu

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Uberlândia vai destacar um médico para ficar de plantão no Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia. Esta é uma das estratégias de prevenção e acompanhamento da gripe suína realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A medida segue o protocolo de orientações do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Organização Mundial de Saúde (OMS). O profissional ficará responsável, das 7h às 23h30, por recepcionar as pessoas que estiverem vindo de países considerados de risco, como México, Estados Unidos e Espanha, segundo o diretor da GRS, Daltro Catani Filho. “Não há motivos para pânico. Estamos montando esta equipe para evitar que algum caso aconteça na cidade. É um procedimento padrão de prevenção”, disse.

Este esquema foi montado principalmente porque a cidade deve receber hoje e nos próximos dias cerca de 500 estrangeiros que vão participar da 75a Expozebu, em Uberaba. Alguns destes turistas devem passar por Uberlândia, por isso a preocupação dos órgãos municipais e estaduais de saúde. Todos eles devem pousar primeiro nos aeroportos com vôos internacionais, tais como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo assim, de acordo com Catani, há a preocupação de algum destes passageiros começar a perceber os sintomas da gripe suína quando já estiverem a caminho de Uberlândia. Caso seja necessário, os cidadãos que apresentarem sintomas da gripe suína serão encaminhados para um espaço com quatro leitos isolados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), segundo o diretor clínico do HC/UFU, Marcelo Simão Ferreira.

Até o início da próxima semana, a GRS espera já estar com os cartazes, folders e banners educativos que estão sendo produzidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para distribuir entre a população. O foco é para locais de grande concentração de pessoas, como shopping, terminal central, supermercados, rodoviária, aeroportos e hotéis.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) se comprometeu a partir de hoje a enviar um relatório a cada meia hora informando o nome dos passageiros estrangeiros que vão desembarcar no Município e que estejam apresentando algum sintoma da gripe suína. A GRS Uberlândia também vai treinar e colocar técnicos em epidemiologia e vai disponibilizar ainda um telefone de plantão para atender a qualquer alarme de suspeita da gripe na cidade.



Fonte: Campo & Criação

Voltar