23/4/2009
Universitários realizam vacinação contra aftosa

Uma parceria entre a Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Itapipoca busca garantir para os produtores da região uma cobertura vacinal de qualidade. Durante os próximos 20 dias, as cinco equipes de estudantes enviados à Itapipoca vão visitar as propriedades e tirar dúvidas dos produtores, além de realizar a vacinação do gado contra raiva e febre aftosa.

O treinamento para o trabalho foi realizado na última segunda-feira, no setor de Bovinocultura da Uece. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela professora Salete Torres Santiago, que é doutora em doenças infecciosas.

Prática

De acordo com o diretor da Favet, Célio Garcia, o projeto de extensão envolve universitários de Veterinária que cursam entre o quarto e o décimo semestre, que no trabalho em campo contarão com acompanhamento de um professor. Cerca de 20 alunos de Veterinária receberam, durante a última segunda, treinamento teórico e prático sobre técnicas de contenção dos animais, medidas de segurança, cuidados de conservação e manejo das vacinas, entre outros.

“É uma experiência que traz benefícios tanto para os universitários quanto para os produtores atendidos. No caso dos nossos alunos, esse convívio em campo com as pessoas que lidam com a atividade agropecuária contribui muito para a formação do profissional. E como somos uma instituição pública, a parceria também permite que haja um retorno para a sociedade”, diz o professor.

Além disso, eles aprenderam a utilizar o software desenvolvido pelo Departamento de Informática da instituição, por meio do qual vão colher as informações dos produtores agropecuários de Itapipoca. Os dados colhidos em campo serão utilizados para traçar o perfil agropecuário do município e, a partir deles, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Itapipoca pretende desenvolver projetos e traçar ações estratégicas que beneficiem o setor.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Roberto Leite Pinto, desde 2005 a Prefeitura do município fornece a vacina contra febre aftosa. Com rebanho estimado em 25 mil cabeças de gado e uma cobertura vacinal contra a aftosa de 80% em 2008, o secretário de Itapipoca espera que a parceria estabelecida com a Uece possa tornar a imunização mais correta e eficaz, tornando o município livre da doença.

Expectativa

“Estamos com uma ótima expectativa para realizar este trabalho conjunto e permitir que os produtores saibam como proceder a vacinação de uma forma efetiva e sem prejudicar o gado. Os técnicos da Secretaria também vão dar apoio aos estudantes nas visitas às propriedades, promovendo a troca benéfica de experiências”, avalia Roberto Leite.

No Ceará, a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi iniciada no último dia 31. Apesar dos esforços para ampliar a imunização contra a doença, o Estado ainda é considerado área de risco desconhecido, de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A classificação força o Ceará a manter barreiras sanitárias e impede a comercialização do rebanho com outros Estados. Na primeira de 2008, o Ceará alcançou um índice de 90,30%. Já na segunda etapa, atingiu 87,6% de imunização dos seus animais.

Fonte: Agrolink

Voltar