17/4/2009
MS: Embrapa disponibiliza página na Internet para controle de carrapatos em bovinos

Campo Grande/MS

O carrapato do boi é um dos maiores percalços enfrentados pelo produtor. Pensando nisso, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) disponibilizou uma página na Internet com o intuito de orientar e alertar os pecuaristas com relação à importância do carrapato em sua propriedade.

A iniciativa, que pode ser acessada pelo endereço http://carrapatos.cnpgc.embrapa.br, é fruto de um projeto de pesquisa da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e tem como responsáveis os pesquisadores veterinários Ana Karla Moulard de Mello (Agraer) e Renato Andreotti e Silva (Embrapa).

“Na Internet o produtor encontrará indicações dos melhores carrapaticidas (Biocarrapaticidograma) para os rebanhos e informações técnicas para o seu uso eficiente. Por meio do controle eficaz de carrapatos o produtor consegue reduzir seus custos e o final apresentar um produto de qualidade superior. Sempre há uma preocupação com os ganhos, mas também precisa haver uma atenção especial com a qualidade”, destaca o cientista da Embrapa Renato Andreotti.

Ele detalha ainda que na página há um passo a passo para os procedimentos para coleta e envio de carrapatos ao laboratório, localizado na Embrapa Gado de Corte. É necessário um agendamento, via correio eletrônico para o envio das amostras. A escolha do carrapaticida deve ser feita por meio de testes específicos e os produtos são selecionados a partir dos resultados. Entre 35 e 40 dias os resultados estão prontos e são válidos somente para a propriedade onde foi realizada a coleta dos carrapatos.

Isso se deve à diversidade de informações sobre o ciclo de vida dos carrapatos, suas relações com as variações de temperatura e umidade, o manejo das pastagens e outros dados. Caso não haja esse controle estratégico a resistência dos carrapatos aos produtos disponíveis tende a permanecer, agravando os danos causados pelos parasitas, como anemia, quedas no peso e na produção dos animais, desvalorização dos couros, transmissão de agentes causadores de doenças, contaminação ambiental e dos derivados de origem animal e até intoxicação da pessoa que aplica o carrapaticida.

Projeto
O projeto da Embrapa sobre o monitoramento da resistência dos carrapatos aos carrapaticidas nas bacias leiteiras de Mato Grosso do Sul objetiva conhecer o índice de resistência dos carrapatos a produtos antiparasitários e indicar meios e métodos de minimizarem o problema.
A proposta prevê coletas de amostras de carrapatos de forma estimulada em 50 municípios de Mato Grosso do Sul e nas oito bacias leiteiras. Os veterinários esperam conhecer a realidade do desenvolvimento da resistência dos carrapatos em MS e criar condições para novas orientações de seu controle.

Informações: http://carrapatos.cnpgc.embrapa.br



Fonte: Página Rural

Voltar