17/4/2009
Em período de chuvas, aumentam prejuízos com mosca-dos-chifres e carrapatos

Mosca-dos-chifres e os carrapatos podem se tornar o maior problema para pecuaristas e produtores durante o outono, período de chuvas em todo o Brasil, onde aumentam a proliferação de alguns parasitas.




Estima-se que esse problema traga um prejuízo de US$ 1 bilhão ao ano em todo o país. A mosca-dos-chifres pica os bovinos em média 40 vezes ao dia, sendo a picada bastante dolorosa, o que deixa os animais irritados, prejudicando o crescimento, o ganho do peso, a produção de leite, a qualidade do couro e a atividade de reprodução. A mosca-dos-chifres é bem pequena, permanece no animal durante o dia e também à noite. Para esse inseto se alimentar, prefere regiões no animal como: pernas, dorso, paleta, cupim e barriga, regiões longe da cabeça.



O mesmo acontece com o carrapato bovino, que ataca o gado e diminui a sua produção de leite, além de diminuir a produção de carne, desvalorizar o couro – devido às marcas deixadas no local em que o carrapato ficou hospedado – e principalmente a transmissão de várias doenças, como é o caso da babesiose ou tristeza bovina.



Entre os principais produtos para o controle desses parasitas externos, a Biogénesis-Bagó, empresa de saúde animal atuando no Brasil com linha de vacinas para bovinos, apresenta o antiparasitário Ivergen Premium – ivermectina 1,13% de longa ação, pronta para o uso. Suas características permitem que o produto se metabolize lentamente, tornando sua ação terapêutica mais prolongada. De acordo com a empresa, é o único Endectocida à base de Ivermectina registrado no MAPA como Carrapaticida injetável e com ação adulticida comprovada contra a Mosca-dos-chifres. Para o produtor rural, o Ivergen Premium é uma excelente ferramenta de controle destes dois parasitos externos e das demais verminoses dos ruminantes.



Fonte: Grupo Cultivar

Voltar