15/4/2009 Preço do boi gordo recupera parte da queda do começo do ano
Do começo de 2009 até meados de março os preços do boi gordo caíram, em média, 8,64%, considerando as 28 praças pesquisadas pela Scot Consultoria. Em algumas regiões, os recuos ultrapassaram 13%, como é o caso do Triângulo Mineiro e de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e de Goiás. Já em outras praças as cotações caíram menos. Em Tocantins e Pará, por exemplo, o boi gordo caiu cerca de 5% no período.
De acordo com a analista Maria Gabriela Tonini, as quedas ocorreram por conta da diminuição na pressão do lado da demanda por carne. As exportações mantiveram-se inibidas, e os frigoríficos, receosos com a situação no mercado interno e externo, diminuíram os abates. No entanto, de meados de março até agora, o mercado tem trabalhado com preços mais firmes e em alta na maior parte das praças.
Os pastos estão ajudando os pecuaristas na venda compassada dos animais e aos poucos as vendas de carne são retomadas. Desde o início de março, o mercado já recuperou 3% dos 8,64% perdidos desde o começo do ano. Mas, em comparação a abril de 2008, os preços hoje estão 2,12% mais altos, considerando todas as praças pesquisadas. Já em comparação com 2007, a alta chega a 41%. "De fato, os preços caíram desde o começo do ano, mas em comparação com os anos anteriores, as cotações estão a favor do pecuarista", diz Maria Gabriela
Fonte: Globo Rural
Voltar
|