9/4/2009
Crise no setor pecuário de MT foi anunciada

O Economista e colunista do Portal Agrolink, Amado de Oliveira Filho debate a situação de crise no setor pecuário de Vila Rica, no Mato Grosso. Oliveira Filho relembra a formação do município, concretizada a partir de migrações de várias regiões do país e o perfil econômico que se desenvolveu com base na criação de gado. Segundo o colunista, a cidade “hoje conta com uma população em torno de 20 mil habitantes e, segundo o Censo Agropecuário do IBGE (2006) contava com 1.385 fazendas de gado bovino e um rebanho de aproximadamente 335 mil cabeças”.
Contudo, o setor que sempre primou pela qualidade enfrenta uma crise que segundo o economista já estava dando sinal há alguns anos. “Vejam que no ano de 2006 Mato Grosso abateu 4,6 milhões de cabeças de bovino, caindo para 4,4 milhões de cabeças em 2007 e para 3,6 milhões em 2008. Estava dado o recado”, salienta Oliveira Filho.
Por isso, ele destaca o momento vivido por Vila Rica que viu o fechamento do principal frigorífico da região, “o Frigorífico 4 Marcos opera uma unidade no município com capacidade de abate de 700 cabeças/dia, o equivalente a 14% de toda sua capacidade instalada no Estado. Ocorre que este Frigorífico deve a mais de 130 pecuaristas R$ 12 milhões”.
Por fim, o colunista discute questões para o enfrentamento da crise no setor.
Para saber mais sobre o assunto leia a coluna “A lição de Vila Rica para Mato Grosso” de Amado de Oliveira Filho.

Fonte: Agrolink

Voltar