31/3/2009
Bovinos e leite são produtos mais taxados no Brasil

Sindicalista afirma que reduzir impostos significa fazer justiça ao setor da pecuária nacional


O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, afirmou que a entidade trabalha na elaboração de um plano para desonerar a produção agrícola nacional. De acordo com o estudo encomendado à FGV (Fundação Getúlio Vargas), os produtos mais taxados na alimentação dos brasileiros são a carne bovina e o leite (veja infográfico).
Ernesto Trentin, do Sindicato Rural da Alta Paulista (uma das regiões mais produtoras de gado de corte do Estado), acredita que a proposta da Fiesp pode ajudar o setor. “O governo precisa entender que o agronegócio sustenta o PIB (Produto Interno Bruto) nacional. O maior problema da pecuária de corte e de leite é o alto custo de produção. Reduzir impostos significa fazer justiça ao setor e diminuir a sonegação fiscal, praticada por quase todas as empresas”.
Sobre a possibilidade de serviços públicos essenciais serem prejudicados com a proposta da Fiesp, Trentin destaca que a carga tributária brasileira é injusta se comparada a outros países. Ele defende ainda que a cobrança deve ser feita com coerência. “A redução (de impostos) na produção agrícola não comprometerá serviços essenciais, como transporte, saúde, educação e outros, pois aquilo que é cobrado está longe de ser totalmente aplicado onde deveria ser”.

Fonte: Campo News

Voltar