31/3/2009
Vacinação contra febre aftosa é lançada hoje no CE

O governador Cid Gomes lança, hoje, a primeira etapa de 2009 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará. O ato acontece a partir das 9 horas, na Fazenda Forquilha, em Horizonte, e contará também com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana. A primeira fase da campanha acontecerá durante todo o mês de abril.
Atualmente, o Ceará é considerado área de risco desconhecido de aftosa, de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Estado vem cumprindo as metas estabelecidas pelo Ministério, buscando, assim, atingir a situação de médio risco da doença, quando o Ceará ficará livre de barreiras sanitárias e poderá comercializar seu rebanho com outros estados. Na primeira etapa de vacinação de 2008, o Ceará alcançou um índice de 90,30%, e na segunda etapa do mesmo ano atingiu 87,6% de imunização do rebanho.
Além disso, está prevista, para o próximo mês de maio, a realização de um concurso que tem como objetivo contratar de 76 fiscais e agentes estaduais de defesa agropecuária para compor o quadro técnico da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado está realizando, também, até hoje, um encontro com os secretários municipais de Agricultura do Ceará. O evento acontece no Hotel Praiano, em Fortaleza, e objetiva apresentar aos gestores as atividades desenvolvidas pela SDA, que podem ser viabilizadas em cada município, a partir de parcerias firmadas com as prefeituras.
De acordo com o secretário Camilo Santana, a idéia é unir esforços para que os recursos destinados ao fortalecimento da agricultura familiar do Ceará, principalmente os oriundos do Plano Safra 2009, possam ser aproveitados da melhor maneira possível. “Para isso, precisamos do apoio das prefeituras. Queremos que eles tomem conhecimento de todos os investimentos que podem ser feitos no Interior, por meio de convênios com os poderes públicos estadual e federal. Iremos expor as possibilidades, eles podem e devem nos procurar para implementar ações em beneficio dos agricultores”.

Audiência
Dentro da programação do encontro, ontem, houve uma audiência pública com o tema “Plano Safra da Agricultura Familiar 2009”. Atendendo ao requerimento do presidente da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa do Ceará (Alec), deputado Neto Nunes, a audiência foi realizada nos auditórios 2 e 4 do Complexo das Comissões Técnicas da Alec.
Quando se debate sobre agricultura familiar, um dos destaques é o Plano Safra. Lançado no último dia 21 de janeiro, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2009 destinou R$ 783 milhões para o Ceará. Parte desse montante permitiu a entrega de mais de 5 milhões de quilos sementes aos agricultores inclusos no Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado. Além das sementes, o Plano traz ainda programas que visam a garantia da segurança alimentar das famílias dos produtores, a implantação de práticas agrícolas conservacionistas, além dos mecanismos de apoio como o Garantia Safra.
Mais informações: Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)
Avenida Bezerra de Menezes, 1820 - Fortaleza
(85) 3101.8000

Fonte: Diário do Nordeste

Voltar