31/3/2009
Bem-estar animal: Mapa e WSPA iniciam treinamento para fiscais agropecuários

Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps) será lançado em 2 de abril, em Brasília.


Será o marco inicial do termo de cooperação, firmado em janeiro de 2008 pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), visando implementar melhorias para o bem-estar dos animais de produção no Brasil. Na ocasião, o programa será abordado por Inácio Kroetz (Secretário de Defesa Agropecuária), Helinton Rocha (Secretário Substituto da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo), Antonio Augusto Silva (Diretor da WSPA Brasil), Daniel Boer (auditor da OSI no Brasil), Charli Ludtke (Gerente de Animais de Produção da WSPA Brasil) e Nelmon Oliveira da Costa (Diretor do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal).
O Steps, uma iniciativa da WSPA, é uma reciclagem que tem por objetivo permitir um melhor entendimento da questão do bem-estar dos animais e a implementação dos dispositivos da legislação brasileira que incorporam as boas práticas, incluindo padrões internacionais, as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da UE. "O acordo de cooperação é uma oportunidade para os fiscais agropecuários se atualizarem com informações referentes ao bem-estar dos animais de produção, atendendo aos requisitos estabelecidos pelos países importadores da carne brasileira", acredita Nelmon Oliveira da Costa.
O primeiro grupo de fiscais (federais, estaduais e municipais) que serão treinados é de Santa Catarina. Em maio, a equipe da WSPA inicia o treinamento desse grupo com o auxílio de vasto material audiovisual (DVDs) e impresso (manuais), totalmente adaptados à realidade brasileira. Bovinos, aves e suínos serão as espécies abordadas nos treinamentos, que posteriormente serão ministrados aos fiscais dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo.

Fonte: Portal DBO

Voltar