26/3/2009
Estratégias de marketing favorecem exportações de produtos agropecuários

Segundo gestor da Apex, a falta de conhecimento sobre o potencial produtivo brasileiro é um dos grandes obstáculos para o aumento das exportações


A importância do desenvolvimento de ações para a promoção da exportação de produtos agropecuários brasileiros foi tema da palestra conduzida pelo gestor de projetos da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), Marcos Soares, durante o 1º Simpósio Internacional em Estratégias de Mercado no Agronegócio, realizado na Unesp, campus Botucatu (SP).
Soares comentou o trabalho realizado pela Apex para promoção das exportações e destacou a importância de investimento em marketing, para que os setores da economia com potencial de exportação possam apresentar os seus produtos no exterior e tornar o potencial agropecuário brasileiro conhecido em outros países.
“O Brasil ainda é muito conhecido como um país tropical, pelas praias, florestas, mas não há um reconhecimento das possibilidades de produção e exportação brasileiras”, afirma. Para mudar esse quadro e impulsionar o mercado internacional, assim como garantir as exportações mesmo durante o período de crise, Soares aponta algumas estratégias de divulgação importantes para a conquista de novos mercados. “Ações de degustação, assim como a divulgação de folders e cartazes, são importantes também para atrair o consumidor final, que fará pressão para ter aquele produto no mercado”, diz.
Mesmo com a crise, o gestor afirma que as exportações brasileiras seguem em crescimento e aposta na continuidade do trabalho de divulgação dos produtos nacionais como forma de enfrentar as dificuldades. “Normalmente no exterior não há a noção do potencial de produção e diversidade de produtos brasileiros, assim como o nível tecnológico que temos em várias áreas”, conta. Um exemplo apontado por Soares é a demanda por material genético existente em vários países, que não sabem que o Brasil é líder de melhoramento genético para raças zebuínas. “É preciso um esforço para divulgação desses produtos, que podem atender a essa demanda”, diz.

Fonte: Campo News

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