26/3/2009
Vacinação antiaftosa na Zona de Alta Vigilância começa em 1º

Os pecuaristas que possuem propriedade na Zona de Alta Vigilância (ZAV) começam a vacinar o rebanho no dia 1º de abril. O calendário de vacinação foi atualizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
Tal como no ano passado, o período de vacinação foi antecipado, o que não implica em prejuízos com leilões, abates e exportação. A vacinação na Zona de Alta Vigilância segue até 30 de abril, sendo que nesta região a aplicação das doses contra a febre aftosa é feita pelos técnicos da Iagro nos animais de mamando a caducando.
A segunda etapa de vacinação da ZAV será realizada de 1º de outubro a 15 de novembro, também em animais de todas as idades. Os pecuaristas que estão no Pantanal e acabam compreendidos pela ZAV deverão vacinar, obrigatoriamente em abril e outubro.
No Pantanal, a aplicação da vacina contra febre aftosa vai de 1º de maio a 15 de junho, para quem fez opção por maio, ou de 1º de novembro a 15 de dezembro, para os pecuaristas que optaram pelo penúltimo mês do ano. Em ambas situações, deverá ser vacinado o rebanho de mamando a caducando.
Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre da febre aftosa, certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O rebanho do Estado é estimado em 22 milhões de cabeças.

Fonte: MS Notícias

Voltar