18/3/2009
Sanidade: Iagro realiza levantamento inédito sobre brucelose e tuberculose

A previsão é de se colher em torno de 50 mil amostras.


A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), através de convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizará nos próximos meses um levantamento inédito sobre a incidência de bovinos e bubalinos infectados com brucelose e tuberculose no Mato Grosso do Sul.
O Estado será um dos primeiros no País a ter um diagnóstico por amostragem sobre a tuberculose - o primeiro foi Minas Gerais pela importância do rebanho leiteiro. Como os registros são poucos e não há vacina disponível no mercado contra a doença, quando se diagnostica um animal positivo na hora do abate, este é encaminhado para a graxaria e o produtor não recebe nenhuma remuneração sobre o animal infectado.
Posteriormente, o proprietário é comunicado e a Iagro encaminha técnicos para a fazenda de origem para orientar o responsável a executar as ações de educação sanitária no rebanho. Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro, lembra que todos os casos de tuberculose no MS são diagnosticados, mas, por ser uma doença de baixa incidência, os prejuízos causados não chegam a afetar a economia do Estado.
Já o último levantamento sobre brucelose foi feito em 1998: 6,3% do rebanho de fêmeas analisadas tinham a doença. No diagnóstico anterior (1975), antes da divisão do estado de Mato Grosso, foi diagnosticada a mesma incidência. As autoridades sanitárias esperam que este índice tenha diminuído, principalmente pelas políticas de controle adotadas a partir de julho de 2003, como a obrigatoriedade de vacinação das fêmeas de 3 a 8 meses de idade.

Fonte: Portal DBO

Voltar