13/3/2009
Carne bovina: Pará quer incrementar suas exportações

Enquanto o Brasil exporta carne para, em média, 140 países, o Estado do Pará vende para apenas 10 nações.


O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu durante reunião em Brasília nesta quarta-feira (11) apoio para diversas solicitações voltadas ao incremento da exportação de carne no Pará e apresentadas pela governadora Ana Júlia Carepa. A governadora informou ao ministro que, de acordo com levantamento do IBGE em 2007, o rebanho bovino do Pará é composto de 15,3 milhões de cabeças. "É o quinto maior do Brasil e representa 9% do rebanho nacional, mas exporta apenas 1% de sua produção excedente", disse.
Ela pediu que o Ministério da Agricultura, em ação conjunta com o governo estadual, mantenha o status sanitário da Área I (sul-sudeste do Estado) e eleve à condição de área livre de febre aftosa com vacinação as Áreas II (nordeste paraense) e III (Marajó e Baixo Amazonas). Ana Júlia Carepa solicitou a habilitação da Área I (já certificada pela OIE) para exportação de carne para a UE. O ministro respondeu que o assunto será resolvido com brevidade.
A atualização do modelo de Certificado Sanitário - medida que permitirá a exportação de carne bovina desossada para a Argélia - e que depende de uma medida administrativa por parte do Mapa, também foi solicitado, além da implementação de programas de rastreabilidade e a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica.
Missões - A governadora também reivindicou que as indústrias localizadas no Pará sejam incluídas entre as visitadas pelas missões veterinárias nacionais e internacionais de habilitação - o Estado ficou de fora das recentes visitas das missões da Rússia, Chile, Ucrânia, Tunísia, irã, China, Filipinas e Cingapura. Outro dado que mostra a necessidade de uma ação imediata para incrementar a exportação da carne produzida em território paraense é que enquanto o Brasil exporta carne para, em média, 140 países, o Pará vende para apenas 10 nações.
Entre os principais destinos estão Egito, Israel, Hong Kong, Líbia, Venezuela, Angola e Arábia Saudita. "É surpreendente que isso aconteça, principalmente se for levado em conta que o valor médio das exportações do Pará é de US$ 3,64 por quilo, bem abaixo da média brasileira, que é de US$ 3,92", disse a governadora.
Atualmente, o Pará tem uma oferta de 3.377.877 cabeças por ano. A uma taxa de desfrute (percentual anual de rebanho pronto para o abate) de 22%, equivale a 912.026 toneladas de carne. Com isso, há um excedente de mais de 656 mil toneladas e apenas 1,07% é exportado; as 7 mil toneladas de carne exportadas em 2008 correspondem a 0,7% do total nacional, que ultrapassou 1 milhão de toneladas.

Fonte: Portal DBO

Voltar