5/3/2009
Pista coberta enobrece EMAPA e agrada expositores

Segundo dia de feira reúne expositores de todo país, que acompanham o julgamento sendo realizado, pela primeira vez, sob estrutura especial montada para a Emapa. Outra novidade é que os criadores acompanham julgamentos de Nelore mocho e padrão simultaneamente.


A quarta-feira 4 de março reuniu cerca de 200 criadores de Nelore para acompanhar os trabalhos de pista da 44a Exposição Municipal de Avaré, que está acontecendo desde o dia 27 de fevereiro e prossegue até 15 de março em Avaré/ SP. A grande novidade deste ano e que está sendo muito bem recebida pelos expositores é a pista de julgamentos principal totalmente coberta, uma área que soma 1800 m² e, ao redor, oferece espaço para acomodação dos neloristas e profissionais.

Segundo Heitor Pinheiro Machado, vice-presidente da Emapa, os investimentos na nova estrutura da feira somam R$ 70 mil e foram gerados com recursos da própria Emapa. “Tivemos problemas em edições anteriores, com muita chuva e atrasos nos julgamentos. E a aceitação deste investimento foi tão positiva por parte dos criadores, que decidimos manter esta estrutura para as próximas edições”, ele ressalta, adiantando que, nas próximas semanas, iniciam obras de uma pista com cobertura definitiva dentro do parque, que medirá 120 X 50 metros.

“A Emapa sempre foi uma exposição de alto prestígio no ranking nacional e esta melhoria elevou ainda mais o nível da exposição”, comentou Alberto Laboren Vale Mendes, da Fazenda do Sabiá de Capitólio/ MG. “Esta feira é como se fosse um vestibular do Nelore, ou seja, serve como uma referência para o nelorista e indica o que podemos esperar da raça durante todo o ano. Aquele que vem para a Emapa e consegue boas colocações com seus animais, pode se considerar satisfeito” ele comentou.

Marco Paulo Cardoso Carneiro, da Fazenda Santa Isabel de Uberlândia/ MG, concorda com o colega nelorista. “A nova pista ficou excelente em todos os aspectos e oferece as melhores condições que já acompanhei nos últimos anos para criadores, animais, tratadores e juízes. Além disto, a feira consagrou-se por reunir os melhores animais de cada plantel, é muito provável que esta semana, não tenha ficado res boa na cocheira de nenhuma fazenda!”, aposta o criador. Antonio Villela Couto, da Fazenda Santa Nilza de Uberaba/ MG, complementa que a evolução dos últimos anos trouxe a Emapa ao topo, nivelando a exposição às melhores do país.

Mocho e Padrão desfilam juntos nas pistas da Emapa

Uma decisão da diretoria do Núcleo resultou na realização de uma experiência inédita na feira deste ano: a realização dos trabalhos de julgamentos unificados do Nelore padrão e mocho. Esta prática consta no regulamento do ranking oficial de exposições da raça da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil).

De acordo com Luiz Carlos Marino, presidente do Núcleo Nelore Avaré e vice-presidente da ACNB, a iniciativa está sendo bem aceita pelos criadores. “O bom animal está sendo valorizado, independente de ter ou não chifre e esta exposição está sendo muito importante para o Nelore Mocho pois serve de parâmetro da evolução da raça Nelore”, ele ressalta. Segundo Marino, todos os animais estão nivelados em qualidade, e participam do julgamento recebendo colocações honestas e coerentes com suas condições.

Outras informações sobre a 44ª EMAPA, entre em contato por meio do telefone 14 3732.1608 ou através do site www.emapaavare.com


Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar