25/2/2009
Região da calha do rio Amazonas recebe vacinação oficial contra febre aftosa

Uma ação diferenciada e essencial para a ampliação da área livre de febre aftosa no Brasil acontece, pela segunda vez, na região da calha do rio Amazonas. Até 31 de março, a vacinação oficial contra febre aftosa será realizada em 12 municípios.
A estimativa é que sejam imunizados cerca de 500 mil bovinos e bubalinos em mais de oito mil propriedades, que serão ainda, recadastradas e georreferenciadas, permitindo o mapeamento da região. O período escolhido coincide com o início da cheia do rio Amazonas, que permite acesso a todas as propriedades da região e facilita o manejo dos rebanhos. A ação começou no dia 12 de fevereiro, em Manaus, com treinamento das equipes técnicas e, desde o dia 16 de fevereiro, os profissionais estão a campo.
Para a execução das atividades, serão utilizados 29 barcos de apoio, 80 pequenas embarcações e 30 veículos. Recursos humanos e financeiros - Participam do trabalho 200 profissionais, entre técnicos do Ministério da Agricultura, da Codesav - Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, dos órgãos parceiros e dos serviços veterinários de estados colaboradores, como Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. A contrapartida do governo do estado é de contratar, por concurso público, profissionais capacitados para a atividade de defesa sanitária animal, até julho de 2009.
A última ocorrência de febre aftosa na região Norte foi registrada na região da calha do rio Amazonas, em setembro de 2004. Na ocasião, o vírus tipo C foi isolado em quatro propriedades de Careiro da Várzea/AM.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Voltar