9/2/2009
Programa Embrapa-Geneplus lança novo sumário de avaliação genética de rebanhos

Em cerimônia realizada na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS, foi lançado o novo sumário de avaliação genética de rebanhos, um produto tecnológico do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus.
O evento, que contou com a participação de cerca de 50 criadores e técnicos envolvidos nos programas de seleção da raça Nelore, envolveu nesta avaliação 193 criadores, com cerca de 1,1 milhão de animais na matriz de parentesco. A atividade está inserida no Projeto de Pesquisa “Genética de populações como suporte para a identificação de genótipos superiores para a melhoria da produtividade dos rebanhos e da qualidade da carne bovina“, aprovado no Sistema Embrapa de Gestão.
Coordenador em exercício do programa, o pesquisador da Embrapa Antonio Rosa, apresentou as principais modificações implementadas no sumário, dentre as quais se destacam a metodologia mais rigorosa para o cálculo das precisões das estimativas das Diferenças Esperadas na Progênie (Acurácia BIF), a inclusão do número de rebanhos e de filhos na avaliação dos touros, o ordenamento dos animais por categoria (Touros, Matrizes e Produtos) e o estabelecimento das categorias Elite, Superior, Regular e Inferior, em função dos valores das Diferenças e do Índice de Qualificação Genética (IQG).
Também durante o encontro foi demonstrado, pelo pesquisador Paulo Nobre, o novo formato do relatório eletrônico, com as opções de consultas dos Sumários de Touros, Matrizes e Produtos, módulos de tendências genéticas e fenotípicas, ferramentas para a elaboração dos planos de acasalamento e de geração eletrônica das réguas de DEPs, como suporte para a realização de eventos de comercialização, dentre outros recursos.
Ainda foram realizadas, após discussões e esclarecimentos, as recomendações de ordem prática com relação à tomada de medidas, no campo, inclusive de produtos de transferência de embriões e de fecundação in vitro, formação dos grupos de manejo e uso das técnicas de ultrassonografia para avaliação de características da carcaça.
Na ocasião formou-se o primeiro Conselho Consultivo do Programa Embrapa-Geneplus, composta por: técnicos - Antonio Rosa (Embrapa), Paulo Nobre (Geneplus), Luís Amadeu Cardoso (Credenciado) e Prof. Elias Nunes (UEM); criadores - Elton Queiroz (Araçatuba, SP), João Carlos Marson (Miranda, MS), Sérgio Sarian (Maracaju, MS), Fernando Garcia de Souza (Três Lagoas, MS), Antonio Grisi (Amaporã, PR), Rodrigo Vieira (Nova Alvorada, MS) e Eduardo Gracia (Birigui, SP).

Fonte: Grupo Cultivar

Voltar