6/2/2009
Vacinação do rebanho contra a febre aftosa atinge 84% de cobertura em Santa Cruz do Sul/RS

Os dados são finais e se referem ao total de bovinos vacinados em Santa Cruz do Sul. Os produtores que não vacinaram seu rebanho vão ser notificados a partir da próxima segunda-feira, com possibilidade de multa, de acordo com a chefe interina da Inspetoria Veterinária de Santa Cruz, Cíntia Andrade.
Andrade lembra que atualmente, por meio de um sistema de informática, a Inspetoria está interligada com a secretaria estadual da Agricultura. A multa é de 2% sobre o valor do animal cadastrado na propriedade e além de perder a condição de ganhar a vacina, o produtor vai ter que comprar a dose e a imunização deve ser assistida por funcionários da inspetoria.
Quem não vacinou o rebanho e está inscrito no Pronaf ainda tem chance de retirar a vacina na Inspetoria Veterinária, na rua João Pessoa junto ao prédio do Daer.
A outra etapa da vacinação ocorre em maio, quando todos os animais voltam a ser imunizados. Além da sede, Herveiras e Sinimbú também são abrangidos pelo órgão e nessas localidades, o índice de cobertura é de 82%, sendo no total são 44 mil bovinos, dos quais, pelo menos 38 mil receberam a imunização.

Fonte: Gazeta do Sul

Voltar