6/2/2009
Carnes: "Perspectivas para exportações são positivas", diz Stephanes

Ministro acha possível retomar boa parte das vendas que foram bloqueadas pela UE.


O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que as perspectivas são positivas para as exportações de carne bovina e frango. "Embora tenha havido uma queda nas exportações de carne bovina em dezembro, em janeiro houve uma recuperação", disse à Agência Estado.
No caso da carne bovina, ele acredita em incremento das exportações para os países da União Europeia (UE), como resultado das inspeções feitas por técnicos europeus em fazendas brasileiras no mês passado. "Eles vieram auditar o trabalho de rastreamento. Ao fim do trabalho, os três chefes das missões me disseram que ficaram extremamente satisfeitos (com o trabalho feito pelas autoridades brasileiras). As avaliações foram positivas", afirmou ele.
Antes das falhas apontadas pelos europeus, a UE absorvia entre 18% e 20% das exportações brasileiras de carne bovina, comentou o ministro. Em termos de preço, a participação chegava a 30%. A diferença é justificada pelo valor dos lotes vendidos para o bloco, que só compra cortes nobres do Brasil. Atualmente, o bloco importa do Brasil um terço do que importava antes da crise do rastreamento.

Itália
Stephanes minimizou a decisão do governo da Itália de suspender a visita de um grupo de dirigentes da área de saúde pública animal a Santa Catarina. "Ninguém comunicou o que houve. De qualquer forma, não era um programa de curto prazo", afirmou. O cancelamento da visita é considerado uma retaliação à decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder refúgio político ao italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua no país europeu.

Fonte: Portal DBO

Voltar