2/2/2009
EMAPA 2009 se prepara para receber 3000 animais

Organização da Exposição já confirmou cerca de 1500 inscrições entre as 10 raças que participarão da feira, e ressalta que todos os animais devem estar em dia com as vacinações e exames exigidos pela Defesa Sanitária, inclusive de outros Estados.


Acontece de 27 de fevereiro a 15 de março, no Parque Dr. Fernando Cruz Pimentel, a 44ª EMAPA – Exposição Municipal e Agropecuária de Avaré/SP. Avaliada como a maior pista de Nelore do Brasil, com a realização de 10 leilões, sendo 5 de Nelore e 5 de outras raças bovinas. No primeiro turno, dedicado à raça Nelore, todos os leilões serão realizados pelo Programa Leilões; já os leilões do segundo turno, dedicados às raças Brahman, Simental, Angus, Gir, Santa Gertrudis, Limousin, Guzerá e Mangalarga ficam à cargo da Nova Leilões.
A entrada dos animais no primeiro turno acontece dia 27 de fevereiro e os julgamentos serão realizados dos dias 3 a 8 de março, assim como os cinco leilões. Também estão programadas provas de marcha para Muares. O segundo turno começa logo em seguida, dia 9 de março, com a entrada dos animais e os julgamentos acontecendo dos dias 12 a 15 de março.
Segundo Ademir Belinato, presidente da EMAPA, “a expectativa é superar os resultados alcançados em 2008, pois aguardamos um público de 10 mil pessoas, dentre criadores, expositores, empresas e profissionais do agronegócio”. Luiz Carlos Marino, presidente do Núcleo Nelore Avaré, que coordena o primeiro turno da exposição, complementa que “espera-se receber 1500 animais Nelore durante toda a edição da feira”.
Até 20 de janeiro, a organização da exposição confirmou que já recebeu 1.500 inscrições de animais entre todas as raças. Os organizadores acreditam que esta edição da EMAPA terá o total de 3000 animais inscritos. As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro, quando a organização distribuirá os pavilhões ou “até quando houver vagas disponíveis, pois há um mês antes do evento, já estamos com as inscrições de Nelore quase completas”, complementa Belinato.

Algumas novidades da EMAPA

A feira contará com uma pista de julgamento de 1800m2 que está sendo coberta para garantir o conforto dos animais, criadores e visitantes. “Essa área coberta transformará a EMAPA na primeira exposição ao ar livre do Brasil que oferece pista de julgamentos com cobertura. Além dessa pista, estamos providenciando um local para acomodações para criadores e assistentes dos julgamentos”, afirma Belinato
Outra novidade é a transmissão ao vivo dos julgamentos, entrevistas com criadores e personalidades pelo canal de TV Agromix. As transmissões acontecem nos dias 03 a 06 de março, das 9 às 12hs, das 15 às 17hs e das 20 às 23:30hs. “Esta transmissão será positiva para o mercado pecuário que acompanha a EMAPA, pois o público terá a possibilidade de participar integralmente da programação da feira em seu domicílio ou direto de seu escritório”, disse o vice-presidente Heitor Pinheiro Machado. A TV fará a cobertura das transmissões para a América do Sul, América Central e Caribe, Costa Leste do México, Estados Unidos, Costa Leste do Canadá, países da Europa e para 52 cidades brasileiras.

Imunização contra febre aftosa em animais de outros Estados

A organização da EMAPA recebeu informações da Defesa Sanitária Animal sobre como proceder com a entrada de animais no recinto, especificando que todas as vacinações, exames e certificados devem estar dentro do prazo de validade.
As declarações e atestados sanitários devem ser emitidos na origem e assinados por médico veterinário, com data, assinatura e carimbo com indicação do nome legível, registro no CRMV e número da habilitação emitida pelo MAPA (no caso de exames com Brucelose e Tuberculose).
Os organizadores da feira advertem que somente serão aceitos documentos originais, os quais devem vir acompanhando os animais. Os animais deverão ser vacinados contra febre aftosa, especialmente aqueles de outros Estados com etapas diferentes das etapas do Estado de São Paulo, além de vacinas contra a brucelose, tuberculose, anemia infecciosa equina (AIE) e Mormo.
Para mais informações sobre a 44ª Emapa, entre em contato por meio do telefone (14) 3732-1608.

Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar