26/1/2009 Preço da arroba registra valor maior do que média histórica
A tendência é de que no mês de fevereiro os preços caiam, acompanhando a tendência de anos anteriores
No primeiro mês de 2009, o preço da arroba do boi gordo em Goiás deve ficar acima da média histórica de janeiro. Segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o valor contabilizado na primeira semana do mês, entre os dias 5 e 9, ficou em uma média de 77,20 reais. Nesta semana, dos dias 19 a 23, a arroba do boi gordo registrou no Estado a média de 75,90 reais.
Segundo a assessora técnica da Faeg, Christiane de Paula Rossi Carvalho, a expectativa é de que a média histórica do mês de janeiro deve ficar em torno de 74 reais. O valor fica bem acima da média histórica registrada em janeiro de 2008, que ficou em 67,30 reais.
Os números mostram, segundo Christiane, que houve uma recuperação do preço da arroba do boi gordo durante o ano passado. Por outro lado, ela afirma que os pecuaristas não conseguiram aproveitar a alta devido ao aumento dos custos, principalmente na alimentação do gado.
Para o mês de fevereiro, a assessora técnica da Faeg afirma que o preço da arroba do boi gordo terá recuo, seguindo uma tendência histórica em relação a janeiro. “Haverá maior oferta de animais de pastagem”, diz.
Rastreados
Nas primeiras semanas de janeiro, preço da arroba do boi gordo rastreado manteve o valor de 83 reais. “Não há movimentação, porque não existe oferta”, explica Christiane. Segundo ela, o produtor ainda está desestimulado a oferecer o boi rastreado depois das exigências impostas pela União Europeia.
Fonte: O Popular
Voltar
|