23/1/2009
MT: pecuarista está consciente que deve cumprir regras do Sisbov

Mato Grosso conta hoje com 115 mil fazendas cadastradas. Dessas, apenas 120 propriedades voltadas para a atividade da pecuária de corte possuem certificação Eras/Sisbov (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina), aptas a exportar para um dos mercados mais cobiçados, que é a Europa. Na lista de espera para receber a certificação ainda estão outras 200 propriedades.
Isso, de acordo com o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, mostra que o produtor rural tomou consciência da importância de estar em conformidade com as normas do Eras/Sisbov, e está se empenhando em cumprir as normas exigidas, "pois esse é o principal fator para exportar para UE. Porém, existem muitos problemas operacionais, como por exemplo, o processo de certificação de novas propriedades".
A equipe da Comunidade Econômica Européia (CEE) chega nos próximos dias para visitar algumas propriedades Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov) e frigoríficos em diversos estados do país, incluindo Mato Grosso. "Os técnicos irão verificar se os procedimentos estão sendo feitos conforme o combinado na última visita feita em 2008. Provavelmente as propriedades a serem visitadas serão as da região de Jauru, pela grande concentração de propriedades certificadas. Dessa visita de rotina, não deve aumentar o número de propriedades aptas a exportar, mas é muito importante para a pecuária de corte, que os auditores encontrem tudo funcionando", disse o superintendente da Acrimat.
A Acrimat vem orientando os produtores através dos representantes da Associação em oito pólos do estado, que o eles devem continuar cumprindo as regras estabelecidas pela União Européia, para continuar com a certificação. As regiões são: Centro Sul, Médio Norte, Noroeste, Nordeste, Norte, Oeste, Sudeste e Arinos.


Fonte: Diário de Cuiabá

Voltar