23/1/2009
Sanidade: Adapec realiza capacitação sobre a "doença da vaca louca"

Em 20 horas, a reunião contará com exposições teóricas e práticas.


Para padronizar as ações de identificação e controle da Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida também como "mal da vaca louca", será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, um treinamento sobre o tema. O evento, que irá capacitar todos os inspetores agropecuários que atuam nos frigoríficos com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ocorrerá na Cooperfrigu, em Gurupi (230 km de Palmas).
A reunião, organizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura, faz parte das ações para solicitar à União Européia uma nova reclassificação de risco para doença. "O Brasil nunca registrou casos da doença, porém em 2005 foi rebaixado para o risco 2, que é perigo remoto, mas que não pode ser descartado. A intenção é voltar ao risco 1, situação improvável para a doença", explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.
De acordo com o chefe do núcleo de inspeção de carnes e derivados, César Romero Bucar, serão abordadas as técnicas para a coleta de tronco encefálico de animal para abate de emergência quando há suspeita de doença neurológica. Além disso, também será mencionado o processo de remoção de Material Especificado de Risco (MER), que é feito pelas indústrias e fiscalizado pela Adapec.

Fonte: Portal DBO

Voltar