20/1/2009
Febre aftosa: No RS, Região das Missões agiliza vacinação com agulha oficial

Imunização segue até 30 de janeiro.

Cerca de 1,1 milhão de bovinos e bubalinos deverão ser vacinados contra a febre aftosa na região das Missões, nos 28 municípios de abrangência da Supervisão Regional do Departamento de Produção Animal (DPA) de São Luiz Gonzaga. A região possui grande número de assentamentos, doze somente no município, que estão recebendo atenção especial para garantir a imunização completa do rebanho.
Aproximadamente 25 mil produtores deverão se beneficiar com as vacinas gratuitas do Pronaf, num total de 350 mil doses. Nas áreas de risco, a vacinação com agulha oficial foi antecipada. "Nos assentamentos e nas propriedades da costa do rio Uruguai a vacinação começou um pouco antes porque o trabalho é exaustivo e os animais estão divididos entre inúmeros pequenos produtores", explica Juarez Aníbal Dalla-Corte, supervisor regional do DPA.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou no último dia 5 e vai até 30 de janeiro. Produtores que não vacinarem seu rebanho até esta data estarão sujeitos a notificação e multa de 2% sobre o valor total dos animais.

Fonte: Portal DBO

Voltar