15/1/2009
Missão da UE: Auditores chegam dia 25 ao Mato Grosso

Comitiva formada por técnicos europeus chega em 25 de janeiro ao MT para vistoriar fazendas e frigoríficos.

A visita ao Mato Grosso deverá durar uma semana. Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também deverão ser incluídos na agenda dos europeus, que permanecerão no Brasil até 31 de janeiro. De acordo com a última atualização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 130 propriedades rurais mato-grossenses estão aptas a exportar para a UE, representando um rebanho acima de 300 mil bovinos. O município com o maior número de fazendas habilitadas em Mato Grosso é Rondonópolis (15), seguido de Poxoréo (12) e Araputanga, 10.
Em Brasília, fonte ligada ao Mapa informou ao Diário de Cuiabá que, por uma "questão estratégica", o órgão não irá adiantar os nomes das propriedades a serem visitadas. "Sabemos apenas que a missão será composta por cinco equipes de técnicos europeus e começa a partir do próximo dia 20, estendendo-se até 31 de janeiro. Não podemos informar quantos dias eles passarão em cada Estado visitado, muito menos os nomes dos proprietários das fazendas", disse ao jornal mato-grossense.
A visita a Mato Grosso inclui visita às áreas fronteiriças com a Bolívia e vistoria nos frigoríficos. De acordo com levantamento do Indea, sete plantas do MT estão habilitadas a exportar para a UE: três do Grupo Friboi (localizados nos municípios de Araputanga, Barra do Garças e Pedra Preta), Marfrig (Tangará da Serra), Quatro Marcos (São José dos Quatro Marcos), Grupo Arantes Alimentos (Pontes e Lacerda) e Mercosul (Rondonópolis).
O coordenador de Controle de Doenças dos Animais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Alison Cericatto, afirmou que o objetivo da visita é verificar a situação sanitária com vistas a confirmar a origem da carne e a manutenção das relações comerciais com a Europa.

Fonte: Portal DBO

Voltar